O NEU - Núcleo de Estudos Umbandistas é uma organização privada, sediada na cidade de Brasília - DF, constituída de pessoas interessadas em estudar e praticar a Umbanda, em sua forma genuína, pautando-se sempre pela pesquisa e aquisição de conhecimentos sólidos sobre o assunto, que permitam a prática religiosa destituída de superstições e crendices pueris.
Nosso esforço de estudo abrange tanto a pesquisa bibliográfica, fundada em autores sérios e criteriosos, quanto a orientação recebida diretamente dos mentores que coordenam espiritualmente o grupo. Mantemos também um núcleo de pesquisas destinado a produzir conhecimento de caráter científico, com o objetivo de produzir livros, artigos e ensaios.
Nossa linha doutrinária preconiza uma Umbanda pautada em princípios cristãos, consubstanciados na prática da caridade e do bem, no respeito ao livre arbítrio de todas as pessoas, no respeito à natureza e aos animais que temos na conta de irmãos em processo de evolução contínua, como todos os seres que receberam de Deus o privilégio da vida.
Defendemos o direito à opinião e a liberdade de crença e culto, como princípios inalienáveis de qualquer pessoa. Abominamos qualquer tipo de preconceito, sobretudo o de raça e o de gênero e recebemos fraternalmente em nosso meio qualquer indivíduo que se identifique com os princípios que adotamos e que deseje sinceramente colocá-los em prática.
Atualmente realizamos reuniões quinzenais de estudo doutrinário, com duas turmas em andamento e um trabalho semanal de atendimento fraterno e tratamento espiritual, além das reuniões de desenvolvimento mediúnico e aprendizado de práticas ritualísticas destinadas aos médiuns em processo de formação.
O estudo é obrigatório para todos aqueles que desejam participar das atividades práticas mediúnicas, pois entendemos que somente o médium esclarecido e conhecedor dos princípios de sua religião é capaz de ser instrumento útil e produtivo para os mentores em seu dedicado trabalho de caridade para com o próximo.
Sentimentos de fraternidade e de amizade são cultivados de forma natural, tornando o grupo uma grande família, pois isso é a maior barreira para as disputas e para as intrigas que infelizmente ocorrem com tanta frequência em casas congêneres.
Os dirigentes são democraticamente eleitos por procedimento eleitoral regulamentado em nosso Estatuto Social e em nosso Regimento Interno, evitando práticas de abuso e autoritarismo. Os celebrantes são indicados pelos mentores em reuniões abertas a todos os associados.
A Direção Executiva administra todas as atividades materiais do grupo em seu dia-a-dia e se subordina estatutariamente às decisões da Assembleia Geral, composta por todos os membros regularmente associados à entidade.
Nossos trabalhos de desenvolvimento e de atendimento fraterno acontecem na sede do NEU - cujo endereço se encontra no rodapé do site - todas as quartas-feiras das 20:00 às 23:00.