Página Inicial
O NEU não tem a pretensão de criar doutrina, nem mesmo de fundar uma nova vertente para se somar às muitas já existentes e que desconsideram a verdade inegável de que a Umbanda é uma só, por isso a doutrina de Umbanda difundida através dessa página está lastreada na interpretação de autores consagrados, tanto no plano físico como no outro lado da vida.
O NEU tem seus princípios filosóficos baseados nos ensinamentos do Espírito Ramatis difundidos em suas obras voltadas para a Umbanda e psicografadas pelo Sr. Norberto Peixoto:
1- PEIXOTO, Norberto. Umbanda pé no chão. 1ª ed. Limeira. Editora do Conhecimento, 2008.
2- PEIXOTO, Norberto. A missão da umbanda. 1ª ed. Limeira. Editora do Conhecimento, 2006.
As orientações de caráter prático, envolvendo denominação de Linhas, rituais e práticas iniciáticas estão baseadas no ensinamento seguro de W.W. da Matta e Silva, bem como no de Rogério D'Ávila e Maurício Omena nas seguintes obras:
3- SILVA, W. W. da Matta. Umbanda de todos nós. 13ª ed. São Paulo. Ícone, 2009.
4- SILVA, W. W. da Matta. Umbanda e quimbanda na palavra de um preto velho. 5ª ed. Rio de Janeiro. Freitas Bastos, 1984.
5- D’ÁVILA, Rogério e OMENA, Maurício. Umbanda e seus graus iniciáticos. São Paulo. Ícone, 2006.
Os dados relativos à tradição africanista, características de orixás, instrumentos de culto, e demais particularidades estão lastreadas pelo magistério de Diamantino Fernandes Trindade, Ronaldo Antônio Linares e Wagner Veneziani Costa, na seguinte obra:
6- TRINDADE, Diamantino Fernandes, LINARES, Ronaldo Antônio e COSTA, Wagner Veneziani. Os orixás na umbanda e no candomblé. São Paulo. Madras, 2008.
Os princípios gerais do Espiritismo, as informações acerca da natureza dos espíritos e dos mecanismos que regem seu relacionamento com o plano dos encarnados, bem como os aspectos relativos ao surgimento e à evolução do Planeta Terra e de seus habitantes, além das Leis Morais que devem reger o convívio de todas as criaturas foram em grande parte extraídos das seguintes obras:
7- KARDEC, Allan. O livro dos espíritos. 59ª Ed. São Paulo. LAKE, 1998.
8- KARDEC, Allan. A gênese. 37ª ed. Rio de Janeiro. FEB, 1996.
9- XAVIER, Francisco Cândido. A caminho da Luz. 35ª ed. Rio de Janeiro. FEB, 2007.
10- ARMOND, Edgard. Os exilados da capela. 3ª ed. São Paulo. Aliança, 1999.
As fontes da Internet já se encontram devidamente referenciadas através das guias "Sites Recomendados" e "Blogs Recomendados"
As normas de conduta moral estão lastreadas nos ensinamentos contidos em O Evangelho Segundo o Espiritismo de Allan Kardec. Sobre essa obra, deixamos de fazer a citação bibliográfica nos moldes da norma técnica, pois qualquer edição se equivale.
Além disso ressalta-se ainda a orientação segura, abnegada e carinhosa de nossos mentores, cuja inspiração através da intuição é de inestimável valia em todos os momentos.