Pérola da Literaturaa Umbandista
- Detalhes
- Criado em Sexta, 20 Julho 2012 18:18
Chegou a meu conhecimento há alguns dias, através de um irmão umbandista, companheiro de jornada no NEU a recente publicação de uma obra intitulada “Natureza Onde reinam os Orixás. Título e sinopse me chamaram a atenção e imediatamente adquiri e li o livro.
Não poderia deixar de expressar aqui o prazer que experimentei com tal leitura.
Trata-se de uma obra de caráter eminentemente didático-doutrinário, escrita em estilo romanceado, assinado pelo Espírito Vovó Benta, através da mediunidade de Leni W. Savisckj, sobre a qual ouso dizer tratar-se não apenas de uma das mais autênticas obras já publicadas sobre o tema Umbanda, como também uma das que melhor incorpora os fundamentos da verdadeira Umbanda.
Com um estilo simples, isento de rebuscamentos inúteis a Preta-Velha constrói uma narrativa agradável e aparentemente ingênua, mas consegue, de forma sutil, transmitir com leveza conteúdos de grande complexidade que o leitor vai assimilando natural e ludicamente.
Assuntos como a natureza e função dos Orixás, seus sítios e entrecruzamentos vibratórios, elementais a seu serviço, seus emissários e sua serventia são trazidos à tona, elucidados e principalmente desmistificados, juntamente com outros bastante polêmicos, como as oferendas, seu valor e destinação.
De passagem, a autora ainda lança um olhar sobre os trabalhos de um terreiro, os atendimentos e tratamentos que são realizados, mostrando como realmente atuam os abnegados servidores espirituais que ali militam contribuindo para quebrar a falsa crença de que as entidades tudo resolvem, de acordo com a vontade do “freguês”.
Como bônus, ainda brinda o leitor com um passeio pela Colônia de Aruanda, abrindo a todos as portas de uma colônia espiritual como tantas outras, iluminada pelo amor fraterno e povoada por seres humanos desencarnados, ao invés de deuses mitológicos ébrios de soberba e vaidade.
É, portanto, uma obra de inestimável valor para todos os umbandistas, pois reposiciona a Umbanda em sua verdadeira dimensão de uma religião de amor e de paz, humana em suas práticas, divina em seus princípios e objetivos.
Aconselho a leitura, ao mesmo tempo que saúdo Vovó Benta e cumprimento a médium pelo merecimento de intermediar essa entidade maravilhosa. Que ambas possam seguir por muito tempo semeando luz sobre a seara umbandista.