Oxóssi

A LINHA DE OXÓSSI

Aspectos Gerais da Linha.

Afirme-se, antes de mais nada, que Oxóssi é uma vibração. Uma das sete emanadas diretamente do Criador que dão origem às sete linhas de Umbanda. Não é, como muitos pensam, um ser individualizado, uma entidade, uma divindade. Isso esclarecido, veremos então que a palavra "Oxóssi" significa "ação envolvente, ou circular dos viventes da Terra". Isso confere a essa vibração a ordenação da espiritualização, da conversão, da doutrinação. É o princípio da religação com Deus, que desperta nas pessoas a noção inata da existência de um ser superior e da imortalidade do espírito, bem como de sua necessidade de aprendizado, de evolução e de conversão. Sua influência direta sobre os encarnados se dá através do Chakra Manipura, ou Plexo Esplenico, cuja representação gráfica encontra-se à esquerda. Na ordem de sua influência sobre os fenômenos naturais, Oxóssi está ligado ao Reino Vegetal, às matas, às florestas, às plantas, flores e ervas, bem como a seus princípios ativos e sua ação terapêutica dos diversos males de ordem física que afetam o homem e os animais em geral. Por isso a Linha de Oxóssi é chamada (impropriamente) também de Linha de Jurema, em alusão às matas que estão sob sua influência direta e que são o seu principal sítio vibracional.

Na Umbanda é uma Linha de Caboclos, aliás, a mais conhecida e a que também possui os Caboclos mais conhecidos e cultuados. Muitos chegam mesmo a achar que todos os Caboclos da Umbanda trabalham sob a Vibração Oxóssi, o que já vimos que não é verdadeiro. É também a única linha além de Iemanjá que trabalha com Caboclas, vinculadas à Legião da Cabocla Jurema. Não sabemos quem é o dirigente máximo da Linha, mas certamente não é São Sebastião, como se costuma acreditar em virtude do sincretismo religioso que associou a Vibração Oxóssi àquele santo católico. Caso o Espírito Sebastião milite na Corrente Astral de Umbanda, provavelmente se encontre na Linha de Oxóssi, mas não como seu dirigente maior.

A Linha possui sete Chefes de Legião, subordinados diretamente ao dirigente máximo. São eles:

1- Caboclo Arranca-Toco

2- Cabocla Jurema

3- Caboclo Araribóia

4- Caboclo Guiné

5- Caboclo Arruda

6- Caboclo Pena Branca

7- Caboclo Cobra Coral

As Legiões se dividem em falanges, as falanges se dividem em subfalanges e as subfalanges se dividem em grupamentos. Num trabalho de Umbanda, quando se canta para Oxóssi, As entidades que se manifestamo nos médiuns são sempre Caboclos que estão geralmente no grau de protetores - o que os coloca na condição de integrantes de grupamento - e não uma divindade, como comumente se costuma acreditar.

Esses Caboclos assumem nomes diversos, conforme a Linha em que se enfeixem, assim, na Linha de Oxóssi, encontramos os seguintes nomes:

Caboclo Sete Flechas*, Caboclo Tupiara*, Caboclo Pena Verde*, Caboclo Tira-Teima*, Caboclo Ubirajara*, Caboclo Caçador*, Caboclo Flecheiro*, Caboclo Serra Negra, Caboclo Tupinambá*, entre outros. (1)

Os Caboclos de Oxóssi se manifestam de modo bem peculiar: batem com uma das mãos no peito, emitem altos brados, fumam charutos, com os quais também fazem desimantações. Em seus trabalhos aplicam passes de descarrego e de energização positiva, conversam bastante com os consulentes, dando conselhos, ouvindo as queixas, passando receitas à base de ervas para chás e beberagens, além de banhos. Na essência, a exemplo do que acontece em todas as outras linhas, as entidades que se apresentam na Linha de Oxóssi não necessariamente tiveram encarnações como índios americanos, já que "Caboclo" é apenas um arquétipo, e o que importa mesmo é a sintonia e a capacidade de trabalho.

Correspondências Vibratórias da Linha.

  • Cor representativa: Verde
  • Dia da semana favorável: Sexta-feira.
  • Astro correspondente: Vênus.
  • Signos correspondentes: Touro e Libra.
  • Nota musical correspondente: Ré.
  • Metal correspondente: Cobre. (pode ser usado na confecção de guias)
  • Minerais correspondentes: Quartzo rosa, turmalina rosa, safira, sodalita, azurita, lápis-lazúli, kunzita, quartzo azul e cianita.
  • Flor consagrada: Palma.
  • Ervas correspondentes: Malva rosa, sabugueiro, mil folhas, sete sangrias, funcho, aroeira (folhas), azedinho (existem outras, mas aqui listamos sete que podem ser usadas para banhos ou amacis).
  • Data comemorativa: 20 de janeiro.

Instrumentos de Culto.

Os únicos instrumentos de culto utilizados pelos Caboclos de Oxóssi são a guia; confeccionada em contas de porcelana verde, podendo conter também contas vermelhas e brancas, a critério da entidade; e o charuto, mas, eventualmente, podem se servir de algum instrumento ligado à cultura indígena, como uma flecha, ou um chocalho, mas isso não é comum; caracteriza-se como exceção.

Pontos Cantados.

Os pontos cantados para a Linha de Oxóssi são - ao lado dos de Ogum - os que possuem ritmos mais alegres e bem marcados. As letras falam geralmente sobre temas ligados à realidade do índio, como flechas e penachos, ou a elementos da mata, como folhas, galhos, essências e serpentes.

Pontos Riscados.

Os pontos riscados na Linha de Oxóssi obedecem às mesmas normas da "Grafia dos Orixás", trazendo a identificação das entidades através dos sinais de "flecha", "chave" e "raiz". São assim grafados:


Saudação a Oxóssi.

A saudação à Vibração Oxóssi é: "Okê Arô, Oxóssi!"

(1) Todos os nomes de Caboclos marcados com asterisco foram copiados do site Caboclos na Umbanda e Ancestralidade indígena, acessível em http://caboclosnaumbanda.blogspot.com/search/label/NOMES%20DE%20CABOCLOS

Retornar ao início

Retornar à página "Os Orixás"